terça-feira, 26 de abril de 2016

           O que é biologia?

           Biologia( do grego bios, "vida", e logos "estudo"). Biologia é o ramo da ciência que estuda a vida de todos os seres vivos da terra.
           O estudo da biologia distingue os seres vivos dos componentes não vivos do ambiente, o comportamento e a origem dos organismos, e também interações que estabelecem uns com os outros e com o ambiente.

           O mundo vivo: Organização e Equilíbrio Biológico 

           Biosfera: do grego (bios "vida" e sphaera "esfera"). A biosfera se entende desde as mais altas montanhas ate os abismos oceânicos. 
           O Brasil é um dos países mais bem dotados do mundo em regiões biodiversas, que oferecem condição ambiental, para o desenvolvimentos dos seres vivos, como a Mata Atlântica (Bioma)

           A biodiversidade: conjunto de espécies de seres vivos que vivem em varias regiões do planeta. A biodiversidade é o que garante o equilíbrio dos ecossistemas e, por tabela, do mundo todo. Os danos causados à biodiversidade não afetam somente as espécies que habitam determinado local, mas, todas as outras e o próprio ambiente uma vez que afeta a fina rede de relações entre as espécies e entre estas e o meio em que vivem.

A interferência humana nos ambientes naturais
          
           Como nunca antes os temas relacionados ao meio ambiente tem sido alvo de discussões em todas as esferas da nossa sociedade. Muitas são as formas de abordar o tema e assim também os pontos de vista sobre o assunto.
            Deve-se ter a consciência que todos estão inclusos no processo e alterações ambientais. Pensando em uma escala maior de tempo, fenômenos como aquecimento global o até mesmo o resfriamento são acontecimentos naturais, só que agora desde 10000 a.C o homem está incluso nesse processo.
           É evidente que o ser humano agora incluso no processo de alterações ambientais colabora para alterações drásticas na natureza à medida que cada vez mais precisa de energia e outras fontes naturais para a manutenção do seu sistema ou para o seu benefício próprio. A interferência humana consolidou-se a partir do momento que o homem que pensava na sua sobrevivência há 10 mil anos; passou nos últimos dois séculos visar o poder econômico, sendo agente principal nos processos de urbanização e industrialização ocasionando grande degradação no meio ambiente. A poluição de lagos, rios, e mares, e a devastação de florestas, entre outros também faz parte dos pontos negativos da interferência humana nos ambientes naturais.
          Mas os seres humanos tem também interferido de forma positiva nos ambientes naturais. A utilização racional da terra nos campos de cultura, por exemplo, através de irrigações e adubações adequadas, entre outras técnicas agrícolas tem contribuído decisivamente para o aumento da produtividade das plantas cultivadas, necessárias para a sobrevivência de nossa espécie.


Fontes utilizadas para pesquisa:


         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REINO ANIMAL - SEMINÁRIO