segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Trabalho elaborado por : Lara, marilia, samara, marcos paulo, cintia, iris, yago. Do 1M02 filomena quitaba .



Complexos da vitamina B.

A vitamina B, um composto hidrossolúvel, é constituída por um complexo vitamínico de várias substâncias, sendo: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina), colaborando com muitas reações químicas do organismo humano, principalmente no mecanismo de respiração celular, fornecendo energia (ATP) para o metabolismo.
Entre as principais funções destacam-se: o auxílio na oxidação dos carboidratos, a manutenção do tônus muscular e nervoso, o adequado funcionamento do sistema digestório, auxílio na coordenação motora, prevenção contra pelagra, estimulação do apetite, além de manter a tonalidade e a pele saudável.

Porém, os sintomas da deficiência podem ser: Insuficiência cardíaca, inflamação e degeneração dos nervos (Beribéri), lesões na pele, alteração da hematopoiese (má formação de hemácias), distúrbios mentais, implicações gastrointestinais, anemia, fadiga, formigamento das mãos e dos pés, irritabilidade e convulsões.


Esse complexo com oito vitaminas distintas coexiste nos seguintes alimentos: carne (fígado e peixe), vegetais (couve, repolho e espinafre), legumes (feijão, soja e ervilha), cereais integrais, leite e ovo, prevenindo de forma balanceada várias doenças e complicações orgânicas.
Doenças causadas pela falta de vitamina E .

A falta de vitamina E no organismo está relacionada principalmente com problemas neurológicos como perda de reflexos, problemas de equilíbrio, falta de coordenação e dificuldades em andar. 
Porém a falta de vitamina E é rara e quando acontece está geralmente associada à problemas de mal absorção intestinal.
A vitamina E também tem um papel importante na formação de hormônios e por isso é importante na fertilidade assim a falta de vitamina E pode estar relacionada com a infertilidade, dificuldade de engravidar ou até com casos de aborto.
A falta de vitamina E pode ser tratada com o consumo de alimentos ricos em vitamina E como óleo de girassol, amêndoas, avelãs ou castanha-do-pará mas também se pode usar suplementos alimentares à base de vitamina E, que devem ser aconselhados pelo médico ou nutricionista.
Os bebês recém-nascidos têm baixas concentrações de vitamina E porque há pouca passagem através da placenta mas o leite materno é suficiente para suprir essas necessidades
Sinais e sintomas
Casos leves e moderados costumam ser assintomáticos ou apenas causar manchas na pele dificilmente identificadas como uma doença, o que dificulta sua prevenção. Apenas quando severa e prolonga aparecem sintomas como:
Fraqueza muscular 
Perda de massa muscular 
Movimentos anormais dos olhos;
Problemas de visão 
Falta de coordenação motora 
Imunidade debilitada;
Problemas da Anemia
Porém mesmo um déficit leve de vitamina E já favorece o desenvolvimento de:
Doenças da retina e;
Câncer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

REINO ANIMAL - SEMINÁRIO